O QUE AS ORGANIZAÇÕES ESPERAM DE PROFISSIONAIS PÓS-GRADUADOS OU COM MBA

By 23 de janeiro de 2017Sem categoria

João Luiz Grandisoli

As organizações em geral, quer sejam estatais ou privadas, com fins lucrativos, sociais ou políticos, de pequeno, médio ou grande porte, enfrentam continuamente uma complexidade de situações que exigem variadas competências profissionais e pessoais. A inexistência dessas competências coloca as organizações em posições de fragilidade, ocasionando a impossibilidade de alcançar resultados positivos que assegurem seu crescimento continuo e seguro.


Dessa forma, observa-se que as organizações esperam que seus profissionais respondam a esses desafios estrategicamente, com ações ativas em direção aos objetivos propostos junto ao mercado e sem perder de vista a interdependência com as demais áreas e profissionais envolvidos nos muitos processos organizacionais.


Atualmente, para responder positivamente a essas necessidades, a seleção e manutenção dos profissionais colocam como importantes requisitos:


  • Especialista com suficiente conhecimento generalista. As organizações esperam dos seus colaboradores um domínio considerável em várias áreas de conhecimento.
  • Informática e Comunicação, em níveis adequados para as atribuições do cargo em relação aos negócios da organização.
  • Idiomas além do nativo.
  • Trânsito favorável na gestão dos recursos necessários para atingir os resultados positivos tão necessários aos empreendimentos.

As empresas em geral procuram que seus profissionais desenvolvam suas atribuições técnicas com extensão à gestão administrativa de suas áreas de atuação, de forma a desenvolver o planejamento, organização e controle, envolvendo, também, a gestão de pessoas abrangendo liderança, motivação, trabalho em equipe e comunicação.


Esses requisitos começam a ser estudados e desenvolvidos na graduação ou na formação de tecnólogos, porém devido sua abrangência, caro leitor, tenha em mente que parar de estudar não é mais possível. Um exemplo pode ser do Engenheiro Civil, que na passagem do tempo deve assumir várias tarefas administrativas e financeiras. O Economista que precisa de atualização em tecnologia digital, em razão das transações virtuais – internet ou celular - já ultrapassarem as físicas, o que envolve, também, desenvolver alternativas em gestão de riscos.


Nas áreas de Educação Física e Nutrição, pode ser lembrada a necessidade dos profissionais não só responderem aos seus empregadores ou aos clientes, como também aos desafios de empreenderem seus negócios próprios em virtude da conjuntura atual, que envolve essas especialidades em relação às demandas da sociedade por mais saúde e estética pessoal. A tendência ao empreendedorismo atinge muitas outras áreas profissionais, indicando mais uma alternativa para o desenvolvimento do conhecimento em gestão de negócios.


O profissional antenado com esse conjunto de requisitos colocados na sua trajetória de vida tem à disposição cursos de pós-graduação para auxiliá-lo a se preparar e responder de forma efetiva aos desafios que sem dúvida surgirão continuamente.


A pós-graduação Stricto Sensu é direcionada para os aspectos acadêmicos na formação de professores e doutores, para atuação no ensino e na pesquisa.


Há a pós-graduação Lato Sensu, que consiste em uma especialização profissional para o aperfeiçoamento em uma área específica de conhecimento e temas relacionados.


O MBA Master Business Administration é um pós Lato Sensu, dirigido à especialização, ao aperfeiçoamento na gestão de negócios. O MBA é indicado para os profissionais com alguma vivência na área de atuação, propiciando o intercâmbio de informações e a troca de experiências entre os participantes.


A complexidade dos negócios econômicos ou sociais é evidente. Tanto quanto a necessidade dos profissionais buscarem a atualização constante dos conhecimentos, porque Sócrates já ensinava que “agora que aprendi as respostas, mudaram as perguntas”.


Basicamente, as organizações esperam que os profissionais saibam responder de forma atualizada, como também formular perguntas instigantes, interessantes, estimulantes. Por isso, bons cursos para você.......


João Luiz Grandisoli – Diretor da Bucater e Associados; Professor e Conteudista de cursos a distância.
Contato: (11) 3582-8918 - contato@bucater.com.br