ACADEMIA DE LIDERANÇA

“Líderes visionários são importantes,
mas grandes administradores são fundamentais.”

Tom Peters

As organizações necessitam de gestores para formular estratégias, elaborar planos de ação, gerenciar recursos, criar estruturas eficientes e gerenciar as operações, mas necessitam, também, de líderes que criem visões de futuro, que sejam capazes de inspirar os membros da organização a realizar essas visões, que estimulem e ajudem as pessoas a identificar e desenvolver suas potencialidades.

Considerando
• as funções de gestão definidas por Adizes: produzir, implementar, integrar, inovar;
• a consolidação do potencial dos profissionais que já ocupam ou estão sendo preparados para ocupar cargos de gestão;
• a condução de equipes para atingir os resultados organizacionais esperados.
.
O Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças PFDL tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para o exercício dessas funções:
• Competência Administrativa
• Competência de Liderança
• Competência Interpessoal
• Competência de Inovação

Para se atingir esse objetivo temos condições para:
• Identificar o nível de maturidade de cada competência por meio de inventário criterioso – PHG.
.
• Com base nos resultados do PHG, pode-se implementar um plano de Desenvolvimento Individual, definindo orientação de carreira, programa coaching executivo e outras ferramentas.
.
• Implementar programas de treinamento, orientados por grupo de competências.
.

TEMAS SUGERIDOS

COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Competências

Temas sugeridos

Decisão – analisar a situação dentro do contexto, decidir com segurança e agilidade. Análise de Problemas
O Processo de Tomada de Decisão
Ferramentas de Decisão
Planejamento – analisar a situação, estabelecer estratégia de atuação e plano de ação, com uma visão realista do cenário.

Organização - estruturar as atividades, organizar e adotar padrões que suportem a execução das tarefas.

Controle - avaliar, monitorar, acompanhar e diagnosticar por meio de indicadores para mensurar o desempenho e resultados.
CICLO PDCA (Plan-Do-Check-Action)

PLOC – o jogo: Planejamento,Organização e Controle. (Conteúdo desenvolvido por meio de jogo lúdico)

Gestão de Processos

Gestão de Projetos

Gestão de Pessoas

Direito Trabalhista e Relações Sindicais
Gestão de Prioridades - estabelecer prioridades em função de necessidades, urgências e/ou demandas externas a partir da percepção de contexto. Gestão do Tempo: Ferramentas para definir prioridades
Delegação – planejar e atribuir as atividades, treinando e acompanhando realização/resultados A Delegação como fator de desenvolvimento da equipe
Delegação e Controle

COMPETÊNCIA DE LIDERANÇA

Liderança - mobilizar as pessoas, comprometendo-as com a busca dos objetivos das organizações e do autodesenvolvimento.

Trabalho em equipe - estruturar a equipe, sabendo ouvir e fazer concessões, quando necessário. Compartilhar conhecimentos e experiências, mantendo uma postura profissional participativa, ética e colaboradora.
Liderança – uma abordagem Situacional
O líder coach
Desenvolvendo hábitos eficazes
Desenvolvimento de equipe
Avaliação do Desempenho da equipe

COMPETÊNCIA INTERPESSOAL

Relacionamento Interpessoal - Administrar as próprias emoções, utilizar a empatia e administrar conflitos com assertividade, estabelecendo relacionamentos de respeito e confiança. Feedback – Ferramenta de desenvolvimento de equipe
Desenvolvendo a Inteligência Emocional
Gerenciando conflitos
Práticas de negociação de sucesso
AT – Análise Transacional como ferramenta para relacionamentos eficazes
Comunicação - comunicar-se de forma objetiva, clara, precisa e concisa Comunicação eficaz
Comunicação assertiva
Técnicas de entrevista
Técnicas de redação
Elaboração de relatórios
Marketing Pessoal - apresentar e defender suas ideias, posições e projetos, com segurança e autoconfiança. Técnicas de Apresentação
Condução de Reuniões
Marketing Pessoal
Etiqueta Empresarial

COMPETÊNCIA DE INOVAÇÃO

Criatividade - analisar a situação e o contexto identificando e implementando alternativas inovadoras e eficazes.

Flexibilidade - adaptar e alinhar as normas, princípios e premissas vigentes às necessidades e demandas da estratégia, revendo paradigmas e crenças.
Vencendo os bloqueios à criatividade
Criatividade e Inovação
O empreendedor interno
Ginástica Cerebral®
Contato: (11) 3582-8918 - contato@bucater.com.br